Presidente da Anoreg-BR e ministro do MTE discutem a criação da confederação dos notários e registradores

No dia 18 de junho, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar, participou de audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e com o Coordenador-Geral de Relações do Trabalho, Mauro Rodrigues. Durante o encontro, realizado em Brasília, foi discutido o processo que tramita no Ministério, sobre a chancela da última Federação e da criação da Confederação para a categoria dos notários e registradores.

Segundo Bacellar, o objetivo da criação é zelar pela unicidade sindical. “A ação beneficiará todos, uma vez que teremos condições apropriadas de amparar de maneira mais eficiente as entidades, investir em nossa atividade e desenvolver melhor trabalho institucional”, afirmou.

O ministro Manoel Dias destacou que a criação da Confederação é importante para o processo de organização sindical e que cabe ao Estado acompanhar este processo. “Nós vemos com grande satisfação o avanço deste processo da categoria. O Ministério do Trabalho está fazendo um grande esforço para acelerar os processos e dar segmento a todos os pedidos de registro até no máximo no mês de agosto deste ano”, concluiu.

Nesta oportunidade, o presidente e o Ministro abordaram sobre o programa Jovem Aprendiz para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam matriculados entre o ensino fundamental e o médio. O Ministro apontou que o principal objetivo é aumentar as parcerias com os cartórios para empregar jovens e envolver no aprendizado voltado exclusivamente para os serviços da empresa.

Será firmada parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Anoreg-BR para estruturação do programa Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego, para empregar jovens, por meio de contrato de aprendizagem, além de receber cursos de qualificação profissional para área cultural e de cidadania.

Antes de finalizar a reunião, Bacellar convidou o Ministro e o Coordenador para participar do “XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro”, que acontecerá no período de 15 a 18 de novembro, em Balneário Camboriú/SC.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg-BR)

publicado em: 2 julho 2015