Notícias

Tabelião enaltece corretores e prevê escrituração de imóvel num único dia em CG

Nos próximos meses, será possível, com toda a documentação à mão, escriturar e registrar um imóvel num mesmo em dia em Campina Grande. A estimativa é do titular do 5º Tabelionato de Notas e Único Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas da cidade, Raul Pequeno.

“Eu não diria que fazemos isso hoje porque há algumas variáveis, nem todos os Ofícios de Imóveis estão integrados ao registro eletrônico e às vezes falta um documento, mas ‘corremos’ atrás e muitas vezes assessoramos o corretor de imóveis no atendimento à demanda. Com as tecnologias assistivas e com o referido sistema funcionando, é possível em tese - excluindo o prazo de emissão das guias de imposto - fazer uma escritura num mesmo dia e estamos caminhando para isso”, afirmou.

Parceria e apoio

Ele acrescentou que o tabelionato de notas é um grande parceiro dos corretores de imóveis na efetiva transmissão de imóvel pelo fato de ela só se efetivar com a escritura e com o registro, daí o apoio ao profissional do mercado imobiliário no levantamento não apenas de toda a documentação necessária, mas de todas as certidões que garantam a segurança jurídica do negócio.

Segundo Raul, é muito comum às vezes um negócio não se realizar ou se desfazer por conta de uma hipoteca não informada ou por conta de uma penhora registrada e essa sintonia do corretor de imóveis com o tabelião, com o Oficial de Registro, é fundamental para que a transação intermediada pelo profissional seja revestida de êxito.

publicado em: 17 setembro 2022

COVID-19

CARTÓRIOS

Horário de Funcionamento

Parceiros